Venda de orgânicos cresce e preços diminuem para o consumidor
Muitas pessoas, preocupadas em consumir alimentos livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, optam pelos alimentos orgânicos, que utilizam produtos naturais para afastar pragas e ajudar no crescimento das plantas. Desta maneira, eles sempre foram conhecidos pela alta qualidade e também pelo preço maior. Geralmente produzidos em menor escala, as frutas, verduras e legumes orgânicos custavam até 70% a mais que os alimentos convencionais.
Mas, a tendência de consumo de orgânicos vem se intensificando nos últimos anos, exercendo pressão sobre a oferta. Os produtores perceberam que o mercado é promissor e têm investido na área. Além disso, várias pesquisas ajudaram a desenvolver formas mais eficientes de produzir sem aditivos agrícolas. Um grande avanço, já que os agricultores é que faziam suas próprias experiências.
Com a implantação de novas tecnologias, o pesquisador Mauro de Resende Lopes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita no crescimento da produção, e consequentemente, numa queda ainda maior dos preços.
Hoje, um em cada três estabelecimentos vende alimentos orgânicos. Se há 5 anos eles custavam 70% a mais que os alimentos convencionais, essa diferença hoje caiu para menos de 30%, de acordo com a Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio). Com essa queda nos preços, e o aumento no consumo, o faturamento do setor cresce 40% ao ano, mostrando-se uma boa promessa no mercado agropecuário.
O presidente da BrasilBio, José Alexandre Ribeiro, assegura que a produção está aumentando. Segundo ele, “as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e os produtores estão percebendo as vantagens do cultivo orgânico”. Atualmente, o Brasil possui 332 mil hectares de produção agrícola orgânica, utilizados por 8 mil agricultores certificados. Ribeiro acredita que este número deve subir por conta da nova lei de certificação de orgânicos, aprovada em janeiro deste ano. Ela dá garantias a quem produz e regula a atividade no país.
Fonte: https://www.cpt.com.br/noticias/venda-alimentos-organicos-cresce-baratos-agricultura