O que é alimentação Plant Based?
A alimentação Plant Based é uma dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada e minimamente processada.Esse tipo de dieta vai além da alimentação, pois envolve sustentabilidade, saúde, nutrição e criatividade. Todos os alimentos, em conjunto, fornecem uma alimentação equilibrada e que garantem todos os nutrientes necessários.
É baseada em estudos que indicam a correlação entre a ingestão excessiva da proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, autoimunes e câncer. Os mais importantes ‘guidelines’ internacionais como a ADA, American Dietetic Association, classificam essa dieta como segura, equilibrada e preventiva contra as doenças citadas.
Mudar radicalmente a dieta pode ser uma tarefa difícil, por isso comece aos poucos. Implemente uma alimentação totalmente baseada em plantas 1 vez na semana e vá aumentando aos poucos.
O que comer na dieta plant based?
Frutas, vegetais, tubérculos (ex.: batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará), leguminosas (ex.: feijões, grão de bico, lentilha, amendoim), cereais integrais (ex.: arroz, trigo, quinoa), oleaginosas (ex.: castanhas, macadâmia, pistache, nozes), sementes, cogumelos.
Benefícios da dieta plant based:
As principais preocupações em uma dieta a base de plantas são em relação às proteínas, cálcio e vitamina B12. Em uma dieta bem planejada e equilibrada, o teor de proteínas e de cálcio pode ser facilmente atingido, porém, é preciso estar atento aos níveis de vitamina B12, podendo ser necessária a suplementação, por isso é sempre importante consultar um nutricionista.
Além da nutrição e da saúde, a dieta Plant Based diminui muito o impacto no meio ambiente. A agropecuária utiliza mais de 90% da água doce do mundo, 1/3 deste total é utilizado para a produção de ração animal. O maior benefício dessa dieta é o equilíbrio entre você e o planeta.
Fonte: www.natue.com.br/natuelife/plant-based-diet-novo-conceito-de-alimentacao.html